Saiba como fazer lavagem a seco em tapetes

Saiba como fazer lavagem a seco em tapetes

A lavagem de tapetes é uma tarefa impossível de fugir! São muitos os fatores de uso e impactos diários no tecido que, com o tempo, o deixam com aspecto de sujo e acumula resíduos que devem ser retirados corretamente.

Você já deve saber que a limpeza dos tapetes é extremamente importante para conservação do tecido e, consequentemente, da beleza da peça, além de evitar crises alérgicas e outros problemas de saúde, mas você sabe como fazer a lavagem de tapetes corretamente?

Lavagem de tapetes: tudo que você precisa saber

Antes de partirmos para as dicas, saiba que a limpeza periódica do tapete é fundamental para prevenir o acúmulo de sujeiras.

Também é importante saber que, se você derramar algo que possa manchar a peça, limpe-a imediatamente para que o resíduo não se torne ainda mais difícil de retirar. Utilize um aspirador de pó, pelo menos três vezes na semana para remover a camada mais grossa de poeira e evite vassouras, pois podem desfiar as linhas.

Além disso, na hora de limpar o tecido, utilizar água pode deixar algumas pessoas inseguras – e com razão! Se a secagem não for feita corretamente, pode danificá-lo de forma permanente, inclusive causando mofo, dependendo da composição.

Justamente por isso, a lavagem a seco é a mais indicada para manutenção da sua peça, mas separamos duas dicas de ouro que podem te ajudar a fazer a lavagem de tapetes da maneira correta e garantir a longa durabilidade do seu. Vamos conferir?

Utilizando Bicarbonato de Sódio e Amido de milho

Essa é uma maneira bem fácil e rápida de fazer para tirar a sujeira do tapete. Você precisará apenas de bicarbonato de sódio e amido de milho, facilmente encontrados em qualquer supermercado.

  • Misture o bicarbonato de sódio com o amido de milho em proporções iguais, de acordo com a área a ser limpa, certificando-se que a quantidade de mistura será suficiente para cobrir toda a superfície;
  • Proteja o chão, colocando jornais ou plástico, para que a mistura não o suje;
  • Posicione o tapete sobre esta base protetora, que precisa ter um espaçamento maior do que o próprio tapete;
  • Aplique a mistura no tapete, cobrindo-o completamente
  • Agora basta aguardar, em média, dez minutos, mas dependerá da quantidade de sujeira acumulada;
  • Após passar o tempo de absorção, utilize um aspirador de pó para retirar a mistura do tapete e ele estará limpinho!

A mistura do bicarbonato com o amido servirá como um absorvente das partículas de sujeira que ficam no tapete, portanto, quando você passa o aspirador para sugar o composto, está também tirando toda a sujeira!

Bicarbonato de Sódio e Folhas Secas Aromatizantes

Quem tem animais de estimação, provavelmente já experienciou os odores gerados pelas necessidades feitas nos tapetes – parece que sabem exatamente onde não podem e ali escolhem, não é mesmo?

Se o seu problema é o odor exalado pelo tapete, não se preocupe! Basta apenas dois ingredientes para se livrar rapidinho!

  • Adquira bicarbonato de sódio e folhas secas aromatizantes, de acordo com sua preferência – boas dicas são canela, alecrim, lavanda e erva doce;
  • Triture as folhas e misture-as junto ao bicarbonato, espalhando pela superfície do tapete – não esqueça da base embaixo para não sujar o chão!;
  • Deixe agir e retire com um aspirador.

Assim como na receita anterior, o bicarbonato absorverá a sujeira, enquanto as folhas aromatizantes deixarão um cheiro agradável no ambiente.

Viu só como é fácil fazer uma lavagem a seco no seu tapete? Agora que você já sabe como manter seu tapete sempre bem conservado, é hora de adquirir o seu na Koord!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *